terça-feira, 6 de novembro de 2012

Simulado Enem - 3ª séries do Ensino Médio - 2012



Os jovens que estão cursando 3º ano do Ensino médio, se preparam ou teriam que se preparar para aProva do ENEM (bolsas de estudos prouni e sisu) e Vestibulares, principalmente para ingressarem nas universidades públicas. No entanto, observamos que muitos alunos não têm noção do que sejam estas provas, qual a importância e que benefícios poderiam trazer para as suas vidas futuramente.
Com o objetivo de proporcionar a estes alunos oportunidade de escolhas. Iniciamos um projeto desde o início do ano, orientando, direcionando e compartilhando nestas decisões.
Inicialmente, passamos um vídeo da SEE que orienta os alunos do que seja o ENEM, como são formuladas as provas, pontuação e qual é a pontuação mínima para poder concorrer à bolsa de estudos do prouni (programa universidade para todos) e sisu (sistema de seleção unificada).  
Os alunos são inscritos em Feira de Profissões e acompanhados pelo professor, além de, participarem de simulados que algumas  escolas particulares como Coc e Objetivo realizam. Um mês antes da realização da prova do Enem, os alunos participam de um simulado na escola e são feitas as correções das questões pelos professores de cada disciplina.
Da mesma forma,  foram orientados com referência ao sistema de cotas da Universidade de São Paulo, através do PASUSP (programa de avaliação seriada da Universidade de São Paulo). O desempenho dos alunos em prova aplicada pela FUVEST é convertido em bônus no vestibular, como extensão das ações já implementadas no âmbito do INCLUSP desde 2006. Podem participar do PASUSP alunos de 3º ano e, desde 2011, o programa foi também estendido a alunos de 2º ano com o intuito de estimular nesses alunos o interesse pela USP e aproximá-los do processo de seleção (vestibular). Alunos que participam do PASUSP no 2º e 3º anos podem obter até 15% de bônus no vestibular, dependendo da pontuação obtida nas provas da FUVEST. O bônus de 15% é distribuído da seguinte maneira: até 5% para alunos do 2º ano e até 10% para alunos do 3º ano.
Após orientações, nos períodos de inscrição, as mesmas são realizadas na sala de informática, sob orientação do professor.
No caso do Pasusp, além do cadastro, as fotos digitais também são tiradas na escola e os documentos são encaminhados via secretaria.
Em seguida, inicia-se um outro processo: preparação para as provas. A leitura e análise das obras literárias que foram trabalhadas da seguinte maneira:
Durante as aulas de Língua Portuguesa, a literatura no Ensino Médio, é feita uma abordagem do período histórico da época a ser estudada. Em seguida, os alunos assistem a um documentário ou filme da escola literária em questão. Faz-se uma explanação mostrando a ligação entre período histórico com o movimento literário. Divide-se a classe em grupos. As obras literárias do período estudado são apresentadas aos alunos, das quais é feito uma sinopse, para que cada grupo escolha o livro com que mais se identifica. É entregue a cada grupo os livros a serem lidos. Apresenta-se um Roteiro de Leitura e trabalho a serem realizados, para que haja o desenvolvimento da  linguagem, das  características da Escola Literária estudada presentes na obra, da estrutura da poesia/narrativa e contexto sócio-histórico-cultural, fazendo uma ponte entre passado e presente, ficção e realidade.
       Os grupos pesquisam em livros didáticos ou na Internet sobre o período histórico, social e cultural a ser analisado do livro  que estão lendo e após esta pesquisa terão duas aulas duplas para se reunirem com o grupo, em sala de aula e na Sala Acesso São Paulo, sob monitoramento do professor de Língua Portuguesa e do monitor, para discutirem e se organizarem sobre a montagem e apresentação dos slides da obra literária lida por cada grupo.
       Para aprenderem a construir os slides, assistem à palestra: Técnica de Apresentação – Oratória aplicada às apresentações com datashow, do prof. José Carlos A. Cintra, da UFSCAR, usando o programa Power Point, o que não impede o aluno de abranger seus conhecimentos e fazer uso de outros programas.
Caso haja dúvidas, procuram o professor. Marca-se uma data da apresentação do seminário por grupo na sala de Vídeo. “O interessante e que me chama a atenção é a participação da classe e a curiosidade sobre os acontecimentos e atitudes dos personagens dos romances lidos, referentes aos valores morais, éticos e religiosos da época a que se reporta cada romance”.
No entanto, ainda não é feito um trabalho interdisciplinar, apesar de ser transdisciplinar, pelo fato de outros professores não acreditarem neste processo. Apesar disso, o projeto é desenvolvido desde o ano passado. Até o momento tivemos dois ingressantes, mas já é um começo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário